terça-feira, 9 de abril de 2013

Projeto Integração Biblioteca Pública e Comunidade escolar : incentivo à leitura


1.    TEMA                                                                                   
        Inclusão Digital
2.    DELIMITAÇÃO DO TEMA

    Projeto Integração: Telecentro Biblioteca Municipal versus Comunidade
    Escolar  é apresentar aos alunos (Educação Infantil; 1. ao 9. ano do Ensino
    Fundamental; EJA) os gêneros literários em oficinas realizadas no Telecentro
    Biblioteca Municipal, para desenvolver a vontade de ler e fazer dessa  leitura um
    hábito de lazer e conhecimento através de arquivo digital com obras de domínio
    público, bem como ampliar as suas habilidades e competências, a fim de se
    tornarem leitores autônomos.  
         
3.    PROBLEMA
      A comunidade escolar de Arceburgo conhece e utiliza os sites com obras de 
     domínio público?

4.    HIPÓTESE DE ESTUDO
       Com o avanço tecnológico a comunidade escolar está mais voltada para as
     tecnologias do século XXI, com isso o computador tornou-se a atração do  momento.
                 Para maior inclusão da comunidade no mundo moderno faremos uso dessa
           ferramenta para desenvolver a vontade de ler e fazer dessa leitura um hábito de lazer e 
           conhecimento. Pelo fato da biblioteca pública existente no município apresentar dificuldades
          para a realização de atividades pedagógicas no processo  de promoção da leitura, verificou-
          se a necessidade de criar um projeto que tornasse viável o planejamento e execução de
          atividade de incentivo a leitura junto aos usuários das diversas faixas etárias, de forma
           integrada ao processo de ensino- aprendizagem.

5.    OBJETIVOS

5.1 Objetivo Geral
          
           Desenvolver atividades de incentivo à leitura em biblioteca pública   integrando computador versus comunidade, favorecendo o desenvolvimento e consolidação do hábito de leitura nos usuários.


            5.2 Objetivos Específicos

  • Demonstrar  aos professores e alunos as possibilidades do acervo organizado em site no processo de ensino aprendizagem.

  • Apresentar as possibilidades dos serviços de um site de domínio público no estímulo ao desenvolvimento do hábito de leitura e da pesquisa.

  • Proporcionar aos participantes do projeto a oportunidade de desenvolver experiências referentes a promoção da leitura através de atividades pedagógicas, integrando teoria e prática.

  • Utilizar os meios tecnológicos como ferramenta de estímulo e incentivo à leitura, promovendo a inclusão social, garantindo que todos os usuários tenham as mesmas oportunidades dentro da sociedade arceburguense.


6.     JUSTIFICATIVA

            A leitura é um instrumento valioso para a apropriação de conhecimentos relativos ao mundo exterior. Ela amplia e aprimora o vocabulário e contribui para o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo, pois possibilita o contato com diferentes idéias e experiências. Assim, é obrigação da escola desenvolver o gosto e o prazer pela leitura, tornando os estudantes capazes de compreender diferentes gêneros textuais que circulam na sociedade, de modo a formar leitores competentes e autônomos, contribuindo para a sua inclusão e interação na sociedade.
          As atividades que estimulam o hábito da leitura, o conhecimento dos diferentes tipos de fontes informacionais e a utilização metódica para obtenção de material bibliográfico são fatores que influenciam o aprendizado nos seus diversos momentos de vida.
         Os serviços bibliotecários de incentivo à leitura, orientação à pesquisa para alunos das diversas faixas etárias, integrados ao processo de ensino aprendizagem, favorecem o desenvolvimento e consolidação do hábito da leitura nos usuários.
         A proposta deste trabalho é apresentar aos alunos, os gêneros literários que se tornaram de domínio público. Esses escritos serão reunidos em arquivos armazenados nos computadores, como também em um blog, na internet, apresentado e divulgado em oficinas realizadas no Telecentro, isso favorecerá a inclusão social de toda comunidade.


7.    FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A adequação às novas tecnologias para articular conhecimentos é um
diferencial do nosso projeto. O acervo de domínio público que também deverá ser consultado pela Internet, busca oferecer informações sobre a obra e o autor, como também sobre a sociedade da época em que a obra foi escrita.
          As mudanças no modo de conceber o espaço e o acervo são frutos também da formação dos docentes e de sua transformação em agentes de leitura. A mudança sobre o que é leitura pode reorganizar os programas municipais de educação. Percebemos a importância da leitura para o conhecimento de várias culturas e o respeito à diversidade. Ler é mais que o  ato de decodificar.
           É  necessário transformar à leitura em hábito prazeroso não apenas pelos livros, mas também pelo espaço acolhedor e ter nos professores e bibliotecários, agentes para impulsionar ações que transformem a biblioteca em um espaço vivo.
          Segundo Bartolomeu Campos de Queirós (2012) “é no mundo possível da ficção que o homem se encontra realmente livre para pensar, configurar alternativas, deixar agir a fantasia. É na literatura que, liberto do agir prático e da necessidade, o sujeito viaja por outro mundo possível. Sem preconceitos em sua construção, daí sua possibilidade de intrínseca de inclusão, a literatura nos acolhe sem ignorar nossa incompletude. É o que a literatura oferece e abre a todo aquele que deseja entregar-se à fantasia. Democratiza-se assim o poder de criar, imaginar, recriar, romper o limite do provável.  Sua fundação reflexiva possibilita ao leitor dobrar-se sobre si mesmo e estabelecer uma prosa entre o real e o idealizado”.
         Para Ligia Cademartori, (2012) “a maior parte da vida social foi mediatizada, de tal modo que, para um número significativo de estudantes, o contato interpessoal  ocorre por via de computador e celular. Aqueles que não dispõem desses meios vivem forma cruel de exclusão, porque o cruzamento das vozes, em grande medida, por aí é que se dá”. ...”Para promover a leitura, mais efetivo é atuar com algum conhecimento da forma de sociedade em que vivemos e onde, persistentes, divulgamos à literatura”.  
        “Estou convencida de que a leitura, em particular a leitura de livros, disse Michèle Petit ( 2008),  pode ajudar os jovens a serem mais autônomos e não apenas objetos de discursos repressivos ou paternalistas. E que ela pode representar uma espécie de atalho que leva de uma intimidade um tanto rebelde à cidadania”.
         Por meio da realização deste projeto procuraremos utilizar uma forma de construção de conhecimento baseada na discussão de temas de forma crítica.  Será possível incentivar a articulação  entre atividades práticas e teóricas em torno de uma mesma temática.  A avaliação será continua, observando as mudanças de comportamento dos educandos. Cada estudante será acompanhado individualmente, com fichas de avaliação que relatam quantos livros leu e a interação com os colegas. O trabalho de avaliação do estudante será feita em conjunto pelos monitores e pelo professor da disciplina, durante todo o projeto, pois dela dependerá os passos seguintes e os ajustes necessários à aprendizagem. Levando em conta os conhecimentos adquiridos e conquistados, por meio de comparações com o antes, o durante e o depois, assim como, a postura colaborativa, envolvendo valores, atitudes e procedimentos no decorrer das atividades.
         Análise coletiva, individual e autoavaliação para que cada aluno possa perceber e acompanhar a própria evolução, ampliando a aprendizagem.


8.    PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

          Esse projeto terá a duração de um ano e trabalharemos com todos os alunos  da Rede Municipal de Ensino, que será dividida em  grupos conforme a série cursada.
          Cada grupo terá um horário de 50 minutos, duas vezes na semana, conforme  o modelo abaixo. Esse horário será agendado anteriormente, sendo monitorado pelo professor com auxílio do monitor do Telecentro.

            REFERÊNCIAS BIBLIOGŔAFICAS

CADEMARTORI, Ligia. O professor e a literatura : para pequenos, médios e grandes. 2.ed. Belo Horizonte : Autêntica, 2012. 127p. (Conversas com o professor ; 1).

PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura : uma nova perspectiva. Trad. Celina Olga de Souza.  São Paulo : Editora 34, 2008.  189p.

QUEIRÓS, Bartolomeu Campos. Sobre ler, escrever e outros diálogos. Org. Júlio Abreu. Belo Horizonte : Autêntica, 2012. 119p. (Conversas com o professor ; 2)


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