terça-feira, 12 de março de 2013

Dia do Bibliotecário - 12 de março


 12 de Março - Dia do Bibliotecário
O que um bibliotecário faz, exatamente, numa biblioteca?
 Me faço essa pergunta a esta altura do campeonato porque, às vezes me parece ser tanta coisa, que penso ser sempre necessário uma bela de uma equipe pra dar conta de tudo (e muitas vezes é mesmo). Mas acho que isso depende diretamente do tamanho da biblioteca em questão. É fato que só um bibliotecário pode dar conta de uma biblioteca pequena ou mais especializada, com a diferença é que é mais trabalhoso fazer tudo sozinho. Mas em bibliotecas de médio ou grande porte, tipo empresariais ou universitárias, acho que um bibliotecário apenas – ou dois – deve complicar o meio de campo.
Imagino que as pessoas escolham o curso de biblioteconomia por vários motivos, sendo o principal deles prestar concurso, claro. Digo isso pois quando os professores perguntavam para gente na primeira fase o que pretendíamos com o curso, essa foi a resposta que mais ouvi e noto agora na sétima fase que ainda existem colegas preparando-se para concursos. Outras o escolhem pelos mais variados motivos, sendo as respostas mais comuns: porque já trabalham (ou trabalharam) em bibliotecas e querem se especializar pra entrar no mercado de trabalho de vez, porque não sabem bem o que vão fazer da vida, por que gostam de ler (haha) e também porque são tímidas e tentam o curso achando que vão trabalhar apenas com livros, sem precisarem interagir com muitas pessoas. Devem existir outros motivos, mas eles são menos comuns e eu não os conheço. Mas depois de algum tempo de curso as pessoas descobrem coisas, fazem alguns estágios, têm experiências diferentes e acabam “se encontrando” (ou não). Isso de “se encontrar” é uma questão um pouco mais difícil e complicada…
No blog Bilingual Librarian da Stephanie Rocio, ela menciona brevemente no post “Então você quer ser bibliotecário?” que existem tipos diferentes de bibliotecários (catalogadores, de referência, circulação,  para adolescentes e bibliotecários escolares).  Acho que aprendi sobre os diferentes tipos de bibliotecas (públicas, escolares, acadêmicas, especializadas), mas não sei se isso foi o suficiente, pois queria saber mais especificamente sobre os profissionais mesmo por exemplo: que tipos e quantos profissionais bibliotecários trabalhariam dentro de uma biblioteca universitária por exemplo?
No site do DirectoryM encontrei um breve post falando sobre os tipos de bibliotecários, mas ele também foi muito voltado mais para os tipos de bibliotecas do que para os profissionais em si, então às vezes me parece que há uma certa confusão nesse sentido. De qualquer modo, vou tentar listar aqui alguns tipos de bibliotecários que eu imagino que existam, seja pelo tipo de biblioteca em que trabalham ou pela sua atividade específica dentro da biblioteca. Espero não esquecer de nenhum tipo, mas caso esqueça, os comentários podem me ajudar a atualizar o post e melhorá-lo.
Tenho uma idéia para outros posts que é a de entrevistar alguns dos meus colegas que fazem estágio já há algum tempo – e também pessoas que conheço que trabalham na área – e perguntar como é feita a divisão do trabalho nas bibliotecas em que atuam, quais são as práticas, etc. A listagem que fiz aqui não é um texto original, mas sim uma mistura de textos que encontrei na Wikipédia e em outros sites, junto com opiniões minhas. Ao longo da graduação (ou às vezes até mesmo antes dela, se você tiver sorte, acho) imagino que a gente acabe se identificando com algum dos tipos de bibliotecários que listei. Às vezes não nos identificamos com nenhum deles, mas aí a história é outra… rs
A Evolução dos Bibliotecários

Nenhum comentário: