quarta-feira, 11 de julho de 2012

Sete ideias para atrair usuários de uma biblioteca

Ricardo ricardonasci2008@yahoo.com.br por  yahoogrupos.com.br 
10:19 (4 horas atrás)

para bibliofortce
 
Sete ideias para atrair usuários de uma biblioteca

O que atrai os usuários para a biblioteca hoje? A ascensão da cultura e da sociedade móvel de smartphones trouxe uma mudança dinâmica de expectativas sobre como, quando e onde acessar as informações. O escritor e bibliotecário Lisa Thomas Carlucci inclui sete fatores importantes a considerar bibliotecários para competir na actual sociedade da informação e atrair usuários à biblioteca, em um artigo para o texto de um bibliotecário.

De acordo com Lisa Thomas Carlucci, diretora e fundadora do Projeto Pense Do, uma empresa que presta serviços de consultoria em tecnologia e inovação em bibliotecas e editoras, os canais de mídia, infinitas opções de busca interativa de conteúdo sindicado e autônomos oferecem inúmeras maneiras de facilitar a procurar informações do usuário.

É por isso que, em sua opinião, que as bibliotecas devem se adaptar às mais recentes tecnologias e tem que levar em conta uma série de fatores que favorecem seu uso por usuários:

1. Conveniência. Os utilizadores de telemóveis usam mensagens de texto constantemente e manter várias conversas ao mesmo tempo. Lisa Thomas Carlucci diz que as bibliotecas que oferecem serviços de SMS para gerenciar informações são perfeitamente adequados para essa troca de informações e podem interagir diretamente com os usuários, conforme necessário.
2. Comunidade. Na sua opinião, as bibliotecas desempenham um papel essencial como uma provedora líder de programas educativos, eventos locais, atividades escolares e centros de recursos da família e de negócios emprego. De acordo com Thomas Carlucci, a publicação de anúncios, avisos, listas de discussão, boletins de notícias e redes sociais são opções eficazes para a interação da comunidade, marketing e promoção biblioteca.
3. Imediatismo. De acordo com Carlucci, diz Thomas, bibliotecas colaborando com outras bibliotecas da cidade, região, estado ou país, utilizando estas redes estabelecidas para ligar para os leitores e pesquisadores com as informações necessárias.
4. Precisão. O autor argumenta que os bibliotecários apoio experiente, qualificado e intuitiva para os leitores e pesquisadores interessados ​​em conteúdos específicos. Por exemplo, afirma Thomas Carlucci, bibliotecas com acervos valiosos foram aprimoradas pelo conhecimento histórico de um conservador, e questões de pesquisa mais detalhados a serem gerenciados por especialistas na área. Na sua opinião, os serviços da biblioteca oferecidos através de mensagens instantâneas permitem que os bibliotecários para responder a perguntas detalhadas e fornecer acesso direto aos recursos e documentação online.
5. Personalização. O bibliotecário diz que, depois de identificar o conteúdo exato, os bibliotecários têm de oferecer sua experiência e conhecimento, síntese, análise, comentários e referências, sem preconceito ou prejuízo no contexto da investigação.
6. Política de Privacidade. Thomas Carlucci, disse que as práticas de privacidade de bibliotecas não são negociáveis. Segundo ele, os registros particulares não deve ser tornado público, ou ser vendido para empresas de publicidade ou compartilhados com outras agências.
7. Serviço. O autor diz que os usuários regulares da biblioteca reconhecer o valor das ajudas directas, o contexto local e atenção pessoal. Thomas Carlucci diz que estas qualidades são o que fazem uma biblioteca tem uma posição forte contra a sua concorrência.

Fonte: http://www.lecturalab.org/story.php?id=3368&op=1

Nenhum comentário: