terça-feira, 17 de abril de 2012

Qual software que me indicam para essa realidade?

Ricardo ricardonasci2008@yahoo.com.br por yahoogrupos.com.br
11 abr (6 dias atrás)

para bibliofortce



Olá colegas, trabalho numa biblioteca pública municipal, qual software que me indicam para essa realidade?

10 Respostas:

É preciso saber os seus processos. O que você necessita. Existem muitos softwares free e gratuitos (há diferença entre eles). Mapeando o seu setor ou a biblioteca saberás e assim poderás procurar aquele que atende a todas as suas necessidades...

Como foi colocado pela Stephanie, antes de tomar qualquer decisão, se faz necessário que faças um levantamento de necessidades até para saberes ao certo do que precisa.
De toda sorte, não custa nada dar uma olhada no ABCD: http://abcdbrasil.org/
Bom trabalho.

Gostaria de sugerir uma leitura, quem sabe não lhe abre alguns caminhos para solucionar o seu problema! Além disso você terá de ter um embasamento teórico na solicitação de qualquer software, não é mesmo!?
http://www8.fgv.br/bibliodata/geral/docs/software_livre_para_bibliotecas.pdf

Nossa realidade em bcas públicas sabemos bem, portanto a minha inclinação a um software gratuito tipo PHL. Mas vale a pena um levantamento mais apurado sim. Valeu a indicação dos textos

Eu Nunca trabalhei com o PHL, mas trabalho em uma biblioteca pública e entendo todas as dificuldades, eu aqui trabalho com o Sophia, que na época foi o melhor preço dentro do que eu precisava, ele não é perfeito, porém atende minhas necessidades. Acho que vale a pena levar em conta, tamanho de acervo, a comunidade usuária e quais tipo de serviço quer aprimorar ou criar com a implantação do software.

Eu trabalho com o PHL na versão paga, no modo livre eu usei em escola e biblioteca pública, ele tem muitas ferramentas, mais tem que estuda o manual para ver se ele responde as suas necessidades. Recomendo que abaixe o PHL e estuda sua viabilidade no seu local de trabalho. Segui o link.
http://www.elysio.com.br/.

Optamos por adotar o Koha, um softwali livre e muito robusto. Está traduzido 100% para o português e é o software livre mais completo que existe. Caso seja uma pequena biblioteca, uma boa Opção é o PMB, software livre francês bem completo, com tradução parcial para o português, mas que também é bem robusto e conta com um grande ecosistema de desenvolvimento.

Estou utilizando no momento o PHL. Tenho tido bons resultados dentro do que a biblioteca em questão necessita. Já utilizei o ACBD e também foi ótima a experiência. Assim como foi dito anteriormente pelos colegas acima, o importante é que você mapeie o setor para entender as necessidades.

Utilizo o PHL há 06 anos e sempre atendeu as minhas necessidades.
Utilizei em escritórios de advocacias e bibliotecas particulares.
Há um ano utilizei o software do SISBIBLI, no colégio em que trabalhei por que geralmente as instituições procuram ver a funcionalidade e intercâmbio entre os setores. Mas este software é muito precário.
Vale a pena você conhecer outros e verificar a sua viabilidade.

Comece a dar uma olhada nas informações sobre o Koha. Dá de 10 a 0 no PHL e é 100% aberto e gratuito. Dá um certo trabalhinho na instalação, mas você certamente não irá se arrepender. Vai por mim... Ele vem com um layout bastante interessante, mas se você quiser personalizá-lo, é só arrumar alguém na prefeitura que conheça um pouquinho de programação e rapidinho vocês colocam ele pra funcionar. Optando por ficar com o layout dele, é só definir com o pessoal da catalogação como será o preenchimento dos campos (ele trabalha em MARC ou UNIMARC) e correr pro abraço.

Fonte: Linkedin

Nenhum comentário: