sábado, 28 de janeiro de 2012

Sistema de Automação de Bibliotecas BIBLIVRE

http://download.biblivre.org.br/Manual_Biblivre_3.pdf

Sistema de Automação de Bibliotecas BIBLIVRE
. INTRODUÇÃO..............................................................................................3/4
2. INSTALAÇÃO..................................................................................................8
3. ACESSANDO O BIBLIVRE..............................................................................31
4. BUSCA.........................................................................................................34
5. CIRCULAÇÃO................................................................................................50
1.1 Histórico..........................................................................................................4
1.2 Características..................................................................................................5
1.3 Licença.............................................................................................................6
1.4 Casos de uso....................................................................................................7
2.1. Pré-requisitos..................................................................................................8
2.1.1 Hardware......................................................................................................8
2.1.2 Software..................................................................................................8/11
2.2. Instalação no Windows..................................................................................12
2.2.1 Instalação automática no Windows.......................................................12/26
2.2.2 Instalação manual no Windows..................................................................27
2.3. Instalação para Linux....................................................................................27
2.3.1 Instalação automática para Linux..........................................................27/28
2.3.2 Instalação manual para Linux.....................................................................28
2.4 Como colocar a biblioteca na Web...........................................................28/30
3.1 Acesso sem conta de usuário (consulta ao catálogo)................................31/32
3.2 Acesso com conta de usuário (gerência da biblioteca)..............................32/33
4.1 Bibliográfica..............................................................................................34/40
4.2 Autoridades..............................................................................................40/42
4.3 Vocabulário..............................................................................................43/45
4.4 Distribuída................................................................................................46/49
5.1. Cadastro.......................................................................................................50
5.1.1 Incluir um novo usuário.........................................................................50/51
5.1.2 Procurar um usuário...................................................................................52
5.1.3 Alterar dados de um usuário cadastrado...............................................52/53
5.1.4 Bloquear cadastro de usuário................................................................53/54
5.1.5 Gerar etiqueta para carteira........................................................................54
5.1.6 Consultar histórico e multas do usuário......................................................55
5.2. Empréstimos............................................................................................55/56
5.2.1 Emprestar..............................................................................................56/58
5.2.2 Renovar.......................................................................................................
5.2.3 Devolver......................................................................................................59
5.3 Reservas....................................................................................................59/62
5.4. Acesso......................................................................................................62/61
5.4.1 Vincular cartão de acesso......................................................................61/64
5.4.2 Devolução do cartão de acesso...................................................................64
5.4.3 Saída sem devolução do cartão de acesso..................................................65
5.4.4 Bloqueio e desbloqueio de cartão de acesso..........................................65/66
5.5. Carteirinhas..................................................................................................66
5.5.1 Gerar a carteirinha de um usuário.........................................................66/67
5.5.2 Gerar a carteirinha de todos os usuários cadastrados em período..............67
5.5.3 Impressão das carteirinhas..........................................................................68
6.1. Bibliográfica..................................................................................................70
6.1.1 Abrir base de dados...................................................................................70
6.1.2 Buscar registro.......................................................................................71/72
6.1.3 Novo registro.........................................................................................73/75
6.1.4 Abrir registro.........................................................................................75/78
6.1.5 Registrar exemplares.............................................................................79/80
6.1.6 Excluir registro.......................................................................................80/81
6.1.7 Exportar registro...................................................................................81/82
6.1.8 Anexar arquivo......................................................................................82/85
6.1.9 Gerar etiquetas......................................................................................86/88
6.1.10 Base de dados de Trabalho.......................................................................89
6.2 Autoridades..............................................................................................89/92
6.3 Vocabulário..............................................................................................93/95
6.4. Importação..............................................................................................95/96
6.4.1 Importação de registro bibliográfico.....................................................96/97
6.4.2 Importação de registro de autoridade........................................................98
6.4.3 Importação de registro de vocabulário.......................................................99
6.5 Etiquetas...............................................................................................100/103
6.6 Mover registros....................................................................................103/105
7.1 Fornecedor............................................................................................105/107
7.2 Requisição............................................................................................107/109
7.3 Cotação................................................................................................109/111
7.4 Pedido..................................................................................................111/113
8.1 Troca de senha.............................................................................................114
8.2. Manutenção................................................................................................114
8.2.1 Realizar uma cópia de segurança (backup)...............................................115
8.2.2 Reindexar bases de dados..................................................................115/116
8.3 Relatórios..............................................................................................116/117
8.4 Login e permissões...............................................................................117/118
8.5 Tipos de usuário...................................................................................119/120
8.6 Cartões.................................................................................................120/121
8.7 Servidor Z39.50....................................................................................122/124
8.8 Configuração........................................................................................124/125
6. CATALOGAÇÃO....................

6.1. Bibliográfica..................................................................................................70
6.1.1 Abrir base de dados...................................................................................70
6.1.2 Buscar registro.......................................................................................71/72
6.1.3 Novo registro.........................................................................................73/75
6.1.4 Abrir registro.........................................................................................75/78
6.1.5 Registrar exemplares.............................................................................79/80
6.1.6 Excluir registro.......................................................................................80/81
6.1.7 Exportar registro...................................................................................81/82
6.1.8 Anexar arquivo......................................................................................82/85
6.1.9 Gerar etiquetas......................................................................................86/88
6.1.10 Base de dados de Trabalho.......................................................................89
6.2 Autoridades..............................................................................................89/92
6.3 Vocabulário..............................................................................................93/95
6.4. Importação..............................................................................................95/96
6.4.1 Importação de registro bibliográfico.....................................................96/97
6.4.2 Importação de registro de autoridade........................................................98
6.4.3 Importação de registro de vocabulário.......................................................99
6.5 Etiquetas...............................................................................................100/103
6.6 Mover registros....................................................................................103/105
7.1 Fornecedor............................................................................................105/107
7.2 Requisição............................................................................................107/109
7.3 Cotação................................................................................................109/111
7.4 Pedido..................................................................................................111/113
8.1 Troca de senha.............................................................................................114
8.2. Manutenção................................................................................................114
8.2.1 Realizar uma cópia de segurança (backup)...............................................115
8.2.2 Reindexar bases de dados..................................................................115/116
8.3 Relatórios..............................................................................................116/117
8.4 Login e permissões...............................................................................117/118
8.5 Tipos de usuário...................................................................................119/120
8.6 Cartões.................................................................................................120/121
8.7 Servidor Z39.50....................................................................................122/124
8.8 Configuração........................................................................................124/125
6. CATALOGAÇÃO.......................................................................................69/70
7. AQUISIÇÃO................................................................................................105
8. ADMINISTRAÇÃO.......................................................................................114
English version manual................................................................................126/161
Manual de la versión española....................................................................162/202
1. INTRODUÇÃO
Na primeira década do século XXI, o programa Biblioteca Livre (BIBLIVRE) se
constituiu como um dos pioneiros no acesso ao livro no Brasil com o auxílio
da informática.
Em meia década de utilização, adotou-se o programa em bibliotecas de
norte a sul do país, em capitais e no interior, com a adesão entusiasmada de
bibliotecários. Muitos desses profissionais tornaram-se parceiros voluntários do programa, que, além de ser um software para catalogação dos
acervos de bibliotecas, também se define como uma plataforma para a
difusão de conteúdo.
Atualmente, o programa encontra-se em sua terceira versão. Nesses anos,
simplificaram-se os seus processos, para que fossem utilizados – sempre
gratuitamente – por um número cada vez maior de bibliotecas públicas, dos
mais variados portes. Instituições em outros países latino-americanos, na
África, em Portugal e nos EUA também passaram a adotá-lo.
O programa permite a criação de redes através da Internet para a troca de
informação entre bibliotecas, a fim de aumentar o intercâmbio e estimular
empreendimentos cooperativos. Dessa forma, bibliotecas próximas umas da
outras podem, por exemplo, diversificar sua oferta. Devido à possibilidade
de consulta do acervo através da Web, elas podem utilizar do empréstimo de
livros umas as outras de maneira eficiente, o que permite compartilhar e
racionalizar custos.
Todo e qualquer cidadão também pode tornar disponíveis para consulta,
através do sistema, seus próprios textos, músicas, imagens, filmes. A informatização reforça o papel de bibliotecas como centros livres de saber – em
vez de meros depósitos de livros, como muitas vezes são vistas – e o
BIBLIVRE tem se consolidado no Brasil como ferramenta importante nesse
contexto revolucionário, através dos múltiplos usos que proporciona.
O programa abre todo um campo de soluções criativas para superar adversidades na troca e na difusão do conhecimento.
A partir da versão 3.0 o projeto corrigiu o seu rumo e libertou-se para vôos
ainda mais amplos, tornando-se mais ágil e focado em seu objetivo maior
que é a biblioteca pública.
Com a conclusão definitiva do Biblivre 3.0 em 30 de março de 2011, têm
inicio a metodologia de trabalho a ser aplicada no desenvolvimento da
próxima versão, ainda mais aperfeiçoada – Biblivre 4.0.
Equipe Biblivre

Nenhum comentário: