quarta-feira, 31 de março de 2010

Pesquisa de marketing e estudo de usuário: um paralelo entre os dois processos.

Pesquisa de Marketing e Estudos de Usuário:
um paralelo entre os dois processos
Helen Frota Rozados
ROZADOS, Helen Frota; PIFFER, Barbara Pilatti. Pesquisa de marketing e estudo de usuário: um paralelo entre os dois processos. Em Questão, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 169-182, Jul./Dez. 2009. Disponivel em: Acesso em: 29 mar. 2010
Em Questão, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 169-182, Jul./Dez. 2009.
RESUMO
Expõe o histórico, a evolução e as características da Pesquisa de
Marketing e dos Estudos de Usuário, assinalando semelhanças
e diferenças entre as duas técnicas. Traça um paralelo entre os
objetivos pretendidos e as metodologias adotadas. Aponta que
os objetivos, a metodologia, as fontes utilizadas são similares,
tanto no caso da Pesquisa de Marketing quanto no de Estudos
de Usuário. Conclui que ambas as investigações fornecem dados
que permitem avaliar serviços e produtos já existentes, conhecer
o que a concorrência está oferecendo e propor novos serviços
e produtos que atendam às necessidades e às demandas dos
usuários/clientes.
PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa de Marketing. Estudos de usuário.
Metodologia de pesquisa. Unidade de informação.

Nenhum comentário: